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Workshop SEI USAR, nesta segunda-feira (4), mostrou às principais funcionalidades da plataforma que começa a funcionar no dia 2 de janeiro. Capacitações começam nesta terça (5). Ainda há vagas!

Há pouco menos de um mês do início do Sistema Eletrônico de Informação para os processos administrativos da Defensoria Pública, defensoras, defensores, servidoras e servidores participaram de um workshop sobre as principais funcionalidades da nova ferramenta. O evento, que integra a campanha Defensoria num Clique, aconteceu nesta segunda-feira (4), na sede da DPRJ, e tem sequência com uma série de treinamentos, já a partir desta terça (5) até o próximo dia 15 de dezembro, voltados para integrantes da carreira e do quadro de apoio. Interessadas e interessados nas capacitações: ainda há vagas!

O Workshop SEI Usar realizado nesta segunda foi aberto pelo defensor público-geral da DPRJ, André Castro, e contou com a participação de representantes de instituições públicas que também adotaram o sistema. Na sua fala, Castro afirmou ser um entusiasta do novo sistema, que irá “reduzir tempo, burocracia e papelada”. O defensor público-geral lembrou que o SEI foi desenvolvido pelo e para o setor público.

– O SEI não é um sistema que foi desenvolvido no mercado privado e que estamos comprando por uma fortuna, como normalmente são os produtos na área de informática. O SEI é um produto desenvolvido integralmente por servidores públicos como nós e é compartilhado exclusivamente no âmbito de serviço público, a um custo zero – afirmou Castro.

Castro ressaltou que o SEI também representou uma grande oportunidade – e não apenas pelo seu custo zero. É que o sistema precisa ser adaptado à realidade dos setores para atender adequadamente à Defensoria. Isso exigiu um levantamento minucioso sobre as rotinas e fluxos da instituição, e o resultado de toda essa pesquisa será a atualização do Regimento Interno da DPRJ, que é de 1989. Além disso, a Defensoria teve que desenvolver uma política de gestão de documentos públicos, então inexistente.

– Muitas pessoas estão comprometidas com esse processo. Será um grande orgulho quando, no dia 2 de janeiro, virarmos a chave e o processo eletrônico administrativo começar a funcionar a pleno vapor. A grande conquista, sem sombra de dúvida, será das senhoras e dos senhores que estão há tanto tempo comprometidos com esse processo – ressaltou.

Treinamentos
Começam hoje os treinamentos para os diversos setores administrativos da Defensoria. Serão 9 turmas, distribuídas entre os dias 5 e 15 de dezembro de 2017. As aulas serão realizadas das 9h às 17h.

Cada departamento ou órgão foi alocado em determinada turma. Quem não se inscreveu, mas tem interesse em participar, basta procurar a Diretoria de Gestão de Pessoas por meio do e-mail rhdpge.capacitacao@gmail.com. Ainda há vagas.

Criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e cedido à Defensoria por meio de um acordo de cooperação firmado em julho deste ano com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o SEI tem como objetivo promover a eficiência ao possibilitar que os processos das áreas administrativas sejam realizados por meio de uma plataforma digital. O sistema começa a funcionar na Defensoria no dia 2 de janeiro de 2018.

Clique aqui e confira as fotos do workshop.