Defensoria num clique

Criado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região e já adotado por diversos órgãos da administração federal, o Sistema Eletrônico de Informação (SEI) possibilita aos setores responsáveis pelas atividades administrativas das instituições a realização de seus processos de forma exclusivamente eletrônica, por meio de um computador, tablet ou smartphone com acesso à internet. O principal objetivo da plataforma é promover a eficiência administrativa.
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro deu o primeiro passo rumo à implantação desse importante sistema por meio da assinatura de um termo de cooperação, no dia 4 de julho de 2017, com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, autorizando-a a aderir o SEI.
Esse termo foi assinado pelo defensor público-geral do Estado, André Castro, já na plataforma digital do sistema. Presente à assinatura, que aconteceu na sede da DPRJ, o secretário-adjunto de gestão do ministério, Cassiano de Souza Alves, reafirmou a convicção da Administração Superior sobre as vantagens da implantação do SEI para o aperfeiçoamento de suas atividades administrativas.
Com a formalização do convênio, a Defensoria Pública deu início a um projeto para a implantação do SEI na instituição. Batizada de Defensoria num Clique, a iniciativa visa a adequar o sistema às necessidades da DPRJ e preparar adequadamente os servidores e membros para que possam utilizá-lo de forma plena.
O SEI tem data certa para entrar em vigor na Defensoria Pública do Rio: 2 de janeiro de 2018. A partir desse dia, todos as rotinas dos setores responsáveis pelas atividades administrativas da instituição passarão a ser feitas por meio do sistema.

Principais características do SEI:

Portabilidade: 100% Web e pode ser acessado por meio dos principais navegadores – Internet Explorer, Firefox e Google Chrome;
Acesso Remoto: Pode ser acessado remotamente por diversos tipos de equipamentos, como microcomputadores, notebooks, tablets e smartphones;
Funcionalidades: controle de prazos, ouvidoria, estatísticas da unidade, tempo do processo, base de conhecimento, pesquisa em todo teor, acompanhamento especial, inspeção administrativa, modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outros.